Governança de TI


A governança de TI (ITG) é definida como os processos que garantem o uso efetivo e eficiente da TI para permitir que uma organização atinja seus objetivos.
A governança da demanda de TI (ITDG – no que a TI deve funcionar) é o processo pelo qual as organizações asseguram a efetiva avaliação, seleção, priorização e financiamento de investimentos de TI concorrentes; supervisionar sua implementação; e extrair (mensuráveis) benefícios comerciais.
O ITDG é um processo de tomada de decisão e supervisão de investimentos empresariais, e é uma responsabilidade de gerenciamento de negócios. A governança do lado da oferta de TI (ITSG – como a TI deve fazer o que faz) preocupa-se em garantir que a organização de TI funcione de forma eficaz, eficiente e compatível.

O gerenciamento de serviço TI (ITSM) refere-se à totalidade das atividades – direcionadas por políticas, organizadas e estruturadas em processos e procedimentos de suporte – que são realizadas por uma organização para planejar, projetar, entregar, operar e controlar serviços de tecnologia da informação (TI) oferecidos para clientes

 

Metodologias que utilizamos:

COBIT

COBIT – Control Objectives for Information and Related Technologies é um conjunto de boas práticas criado pela ISACA  para a governança de tecnologia de informação (TI).

ITIL

ITIL – Information Technology Infrastructure Library é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM).

PMBOK 

PMBOK  – Project Management Body of Knowledge é um conjunto de boas práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área

 

Lean IT

Lean IT é a extensão dos princípios de Lean Manufacturing (Sistema Toyota de Produção) e Lean Services para o desenvolvimento e gerenciamento de processos, produtos e serviços que utilizam a tecnologia da informação (TI)

 

Soluções que utilizamos:

Zabbix

Zabbix é um solução OpenSource que foi projetado para monitorar disponibilidade e desempenho dos componentes de uma infraestrutura de TI.

 

 

Entre em contato e solicite uma cotação