SEO – Search Engine Optimization


Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.
O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.
É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados.
Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho (creme). No exemplo abaixo o Google mostra um Box com Links Patrocinados, veja:

Exemplo de resultados de busca no Goolge:

Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos.
Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

• Títulos das páginas
• Meta tags
• Heading tags
• Atributo alt em imagens
• Domínio
• URL do arquivo
• Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:

• Número de links externos
• Qualidade dos links externos
• Texto âncora dos links externos
• Idade de um domínio

Os fatores mencionados acima são apenas a “ponta do iceberg” uma vez que existe uma página, criada pela empresa SEOmoz, mostrando cerca de 200 fatores e comentários de especialistas de SEO em cada um destes fatores.
Esta página ilustra claramente o trabalho de um profissional de SEO, que deve realizar uma engenharia reversa nos mecanismos de  busca, testando modificações nas páginas de um website, a fim de detectar possíveis indícios de um novo fator.

Vantagens obtidas com o uso do SEO

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão. Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua
métrica de conversão.
É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

Penalização e bloqueio de página nos buscadores

Cada buscador possui a sua regra de otimização e construção de páginas. Cabe ao desenvolvedor e SEO informar-se devidamente afim de evitar infrações o que resultaria em bloqueio e exclusão do cadastro de páginas deste mecanismo de busca.

Evitar o uso de técnicas de otimização proibidas
Há várias técnicas de otimização que são penalizadas quando descobertas pelos mecanismos de buscas, são classificadas como Black Hat e Gray Hat. Algumas destas técnicas são o Anti-link Attack, Cloaking, Conteúdo duplicado, Over-submitting, Doorway Page, Keyword Stuffing, SEO Poisoning, Texto invisível, Denúncia de abuso por um internauta. As páginas desenvolvidas pela Webdesign – Arte Digital são criadas utilizando apenas as técnicas brancas (White Hat), ou seja, técnicas éticas que evitam penalizações dos mecanismos de busca.

Fonte:

A Web Semântica. Disponível em: http://www.tableless.com.br/a-web-semantica

ENGE, Eric; SPENCER, Stephan; FISHKIN, Rand; STRICCHIOLA, Jessie. A arte de SEO. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2010.

O que é SEO? Disponível em: http://www.mestreseo.com.br/seo/o-que-e-seo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.