O mapa de empatia é um dos métodos da Gamestorming para entender o público, incluindo usuários, clientes e outros participantes em qualquer ecossistema de negócios.
Veja como funciona:
OBJETIVO: O objetivo do jogo é obter um nível mais profundo de compreensão de uma parte interessada em seu ecossistema de negócios, que pode ser um cliente, prospect, parceiro etc., dentro de um determinado contexto, como uma decisão de compra ou uma experiência usando um produto ou serviço. O exercício pode ser tão simples ou complexo quanto você quiser. Você deve ser capaz de fazer um mapa aproximado de empatia em cerca de 20 minutos, desde que tenha uma compreensão decente da pessoa e do contexto que deseja mapear. Mesmo que você não entenda muito bem a parte interessada, o exercício de mapeamento de empatia pode ajudá-lo a identificar lacunas em sua compreensão e ajudá-lo a obter uma compreensão mais profunda das coisas que você ainda não conhece.
1. Comece desenhando um círculo para representar a pessoa e dê um nome ao círculo e algumas informações de identificação, como o cargo. Ajuda se você conseguir pensar em uma pessoa real que se encaixe no perfil, para que você possa mantê-la em mente ao prosseguir. De acordo com a ideia de um “perfil”, pense no círculo como o perfil da cabeça de uma pessoa e preencha alguns detalhes. Você pode querer adicionar olhos, boca, nariz, orelhas e talvez óculos, se apropriado, ou um penteado para diferenciar a pessoa de outros perfis que você queira criar. Esses detalhes simples não são uma adição frívola – eles o ajudarão a se projetar na experiência dessa pessoa, que é o objetivo do exercício.
2. Determine uma pergunta que você tem para essa parte interessada. Se você tivesse uma pergunta que gostaria de fazer a eles, ou uma situação em sua vida que deseja entender, qual seria? Você pode querer entender um certo tipo de decisão de compra, por exemplo, caso em que sua pergunta pode ser “Por que devo comprar X?”
3. Divida o círculo em seções que representam aspectos da experiência sensorial dessa pessoa. O que eles estão pensando, sentindo, dizendo, fazendo, ouvindo? Rotule as seções apropriadas na imagem.
4. Agora é hora de você praticar a parte de “empatia” do exercício. Da melhor maneira possível, tente se projetar na experiência dessa pessoa e entender o contexto que deseja explorar. Em seguida, comece a preencher o diagrama com experiências sensoriais reais, tangíveis. Se você estiver preenchendo a seção “audição”, por exemplo, tente pensar no que a pessoa pode ouvir e como ela ouviria. Na seção “dizer”, tente escrever seus pensamentos como eles os expressariam. Não coloque suas palavras na boca deles – o objetivo é realmente entender e ter empatia com a situação deles para que você possa projetar um produto, serviço ou qualquer outra coisa melhor.
5. Verifique a si mesmo: peça a outras pessoas que revisem seu mapa, façam sugestões e adicionem detalhes ou contexto. Quanto mais a pessoa puder se identificar com a parte interessada real, melhor. Com o tempo, você aprimorará sua capacidade de entender e ter empatia com outras pessoas em seu ecossistema de negócios, o que o ajudará a melhorar seus relacionamentos e seus resultados.
Visão do Mapa de Empatia pela Creative:
fonte: https://gamestorming.com/