7 dicas de como melhorar querys em Sql


Existem várias sugestões que podem ser feitas para melhorar a performance da query:

  1. Utilizar índices nas colunas utilizadas nas cláusulas WHERE e JOIN: Isso ajuda a otimizar a busca de dados nas tabelas.
  2. Remover cláusulas desnecessárias: Se você não precisa de todas as colunas selecionadas, remova-as. Isso irá diminuir a quantidade de dados que precisam ser lidos e, consequentemente, aumentar a velocidade da query.
  3. Utilizar tabelas temporárias: Se você precisa selecionar dados de várias tabelas e filtrá-los antes de juntá-los, você pode armazenar esses dados filtrados em uma tabela temporária e, em seguida, uni-los com a tabela principal. Isso ajuda a reduzir o número de dados que precisam ser lidos e processados.
  4. Utilizar cláusulas LIMIT e OFFSET: Se você precisa selecionar apenas uma parte dos dados da tabela, utilize essas cláusulas para limitar o número de linhas retornadas.
  5. Utilizar o comando EXPLAIN: este comando ajuda a entender como o banco de dados está processando a query, dando informações sobre quais índices foram usados, quantas linhas foram lidas e quanto tempo foi gasto.
  6. Utilizar a cláusula CTE (Common Table Expression) para melhorar a legibilidade e performance da query.
  7. Utilizar o operador IN ao invés de OR quando possível, pois o IN é mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.