Melhorar processamento da rotina de custos no Totvs ERP Protheus


Abaixo relação de configurações e orientações para melhorar a performance da rotina MATA330 – Recálculo do custo médio.

Stored Procedures

Através do módulo “Configurador (SIGACFG)” verificar se as stored procedures da rotina de recalculo do custo médio estão instaladas em seu ambiente, para esta ação acesse a rotina CFGX051 através do caminho “\Base de Dados\Dicionários\Stored Procedures (CFGX051)”

Através da consulta certifique-se que os processos 01 (Reprocessamento Contábil) e 19 (Custo Médio) estão instalados corretamente.

OBSERVAÇÃO: Caso esteja utilizando a contabilização do custo médio recomendamos a atualização do pacote de stored procedures

12.1.17: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=384583702

 

Parâmetro SX6

MV_A330GRV = .F.
Este parâmetro e recomendado para clientes possuem uma quantidade de registros na tabela SB2 superior a 10 mil registros, pois ele evita o processamento desnecessário de produtos/armazém obsoletos que não necessidade de recalculo.
Para uma melhor performance o parâmetro deve estar configurado com o conteúdo igual a .F. (False).
IMPORTANTE: Caso utilize os pacotes de stored procedures para execução da rotina e recomendada a reinstalação das SP’s após a alteração deste parâmetro, sem esta ação o objetivo de melhora no desempenho não será atingido.

MV_A330DRV
Caso base de dados seja ainda em CTREE é aconselhado o uso do parâmetro, saiba mais

MV_CUSTEXC = N
Define se a rotina de custo médio sera executada de forma compartilhada.
IMPORTANTE: Recomendo que utilize a rotina de forma compartilhada, assim você poderá executar a rotina de duas ou mais filiais em paralelo.

MV_M330THR (Limite de 30 threads)
Quantidade Threads para execução da rotina.
Define o numero de threads que serão utilizadas na rotina de recalculo do custo médio (informar os números de 1 a 30 threads).
IMPORTANTE: Ao aumentar o numero de threads o administrador de infraestrutura devera verificar durante a execução da rotina se a quantidade de threads esta de acordo com a capacidade de seu ambiente.

MV_MOEDACM
Moedas a serem consideradas no processo de recalculo do custo médio (a moeda 1 sempre sera considerada).
IMPORTANTE: Este configuração depende da regra de negocio do cliente, por isso, o cliente deve verificar se utiliza outras moedas e informa-las no parâmetro. Caso não utilize poderá utilizar a configuração sugerida.
Exemplo de utilização para clientes que controlam somente a moeda 1 | MV_MOEDACM = (BRANCO)

MV_THRSEQ = .F.
Informa se na geração do arquivo TRB da rotina de recalculo do custo médio sera utilizado o controle de Jobs por .T. = Sequencial ou .F. = Paralelo.
IMPORTANTE: Para melhor performance o parâmetro deve estar configurado com .F. = Paralelo.

MV_M330JCM (Jobs para processamento dos movimentos de estoque)
Informa se no processamento da rotina de custo médio os movimentos de estoque (Notas de Entrada, Movimentos Internos e Notas de Saída) serão processados utilizando paralelismo (múltiplas threads) para melhorar a performance da rotina. Define se utiliza threads no processamento dos movimentos de ordem 100/300/500 na rotina de custo médio (MATA330).

IMPORTANTE: Para melhor performance o parâmetro deve estar configurado com 1/3/5, se 1 – Notas de Entrada, 3 – Movimentos Internos e 5 – Notas de Saída
As múltiplas threads no processamentos dos movimentos de estoque somente serão habilitadas quando utilizada a APROPRIAÇÃO MENSAL na rotina de custo médio.

MV_PRODMOD (http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=224125910)
Para produtos Mão-de-Obra ou GGF temos disponível no Protheus dois métodos de configuração:

Método A – Para identificar um produto Mão-de-Obra ou GGF no Microsiga Protheus o código do produto (B1_COD – Tabela SB1) e composto pela nomenclatura “MOD” + Centro de Custos, com esta configuração o modulo de Estoque e Custos (SIGAEST) consegue identificar as características de produto diferenciado onde seu saldo de estoque tem origem do centro de custo informado em sua nomenclatura de código.
IMPORTANTE: Caso utilize somente esse tipo de configuração para produtos MOD, recomendamos que configure o parâmetro MV_PRODMOD = .F. (mais performática)

Método B – Para identificar um produto Mão-de-Obra ou GGF no Microsiga Protheus podemos utilizar os campos B1_CCCUSTO (para informar o centro de custo) e B1_GCCUSTO (para Informar o Grupo do Centro de Custos), neste método o código do produto (B1_COD) fica livre para que o usuário defina seu próprio modelo de codificação e também consegue quebrar o saldo de um determinado centro de custos por grupos.
IMPORTANTE: Caso utilize somente esse tipo de configuração para produtos MOD, recomendamos que configure o parâmetro MV_PRODMOD = T. (Sempre que utilizar os campos B1_CCCUSTO e/ou B1_GCCUSTO deve Obrigatoriamente utilizar o parametro MV_PRODMOD = .T.)

Configurações de Perguntas de Tela SX1

Pergunta: Gera Lancto Contábil = Mantem Lançamentos

Caso o cliente não utilize a contabilização na rotina de recálculo do custo médio é recomendado que antes de executar a rotina configure a pergunta Gera Lancto. Contábil com conteúdo igual a Mantem Lançamento para que internamente não seja executada as funções de verificação e limpeza de possíveis lançamentos contábeis gerados no período de processamento para o lote 8840.

Pergunta: Apaga Estornos = Não
Na lista de perguntas da rotina de recálculo do custo médio configure o parâmetro Apagar Estornos? com o conteúdo igual a Não, com esta configuração a rotina não irá executar a limpeza de registros estornando gerando uma melhora na performance da rotina.

Pergunta: Calcula Mão-de-Obra = Não

Caso o cliente não utilize o calculo de mão-de-obra com a integração via módulo contábil (SIGACTB), é possivel desabilitar o cálculo atraves da pergunta “Calcula Mão-de-Obra = Não”. Desta forma haverá uma melhora no desempenho devido a diminuição de ações que serão executadas no processamento da rotina.

Pontos de Entrada para melhorar a performance

Caso o cliente não utilize o processo de transferência de materiais entre filiais (MATA310) pode-se desligar o processamento através do ponto de entrada MA330PRC (http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=6087640)

Tabelas Envolvidas no processo de Recalculo do Custo médio

AF9, AFN, CT1, CT2, CT3, CT5, CT6, CT7, CTC, CTT, SB1, SB2, SB6, SB7, SB9, SBD, SC2, SCC, SD1, SD2, SD3, SD5, SD7, SD8 ,SDB, SF1, SF2, SF4, SF5, SF8, SFB, SFC, SG1, CQ1, CQ2, CQ3, CQ4, CQ5, CQ6, CQ7, CQ8, CQ9, SM2, SM0, STL, SWN.

Atualização do Ambiente: Rever atualizações na Atualização da Rotina de Custo Médio  e Atualização dos Binarios e Dbaccess .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.