Phishing: como identificar e se proteger de ataques cibernéticos


Phishing é uma técnica de ataque cibernético que envolve o envio de e-mails, mensagens de texto ou páginas web falsas para enganar as pessoas e obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e informações bancárias.

Como funciona o phishing?

Os ataques de phishing geralmente começam com um e-mail ou mensagem de texto que parece ser de uma empresa legítima, como um banco, uma loja online ou uma rede social. Essas mensagens geralmente pedem às vítimas que cliquem em um link e insiram suas informações de login, informações financeiras ou outros dados pessoais.

O link geralmente leva as vítimas a uma página falsa que parece ser legítima, mas na verdade é controlada pelo hacker. Quando a vítima insere suas informações, o hacker as captura e usa para cometer fraudes.

Como identificar um ataque de phishing?

  • Felizmente, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar um ataque de phishing. Alguns desses sinais incluem:
    • Mensagens inesperadas: se você receber uma mensagem de uma empresa ou organização que não esperava, é importante ficar alerta.
    • Solicitações de informações confidenciais: se uma mensagem solicitar suas informações de login, informações financeiras ou outras informações pessoais, é provável que seja um ataque de phishing.
    • URLs suspeitos: se o link na mensagem parecer suspeito ou se a URL não corresponder ao site que você espera visitar, é provável que seja uma página falsa.
    • Erros de gramática ou ortografia: muitos ataques de phishing contêm erros de gramática ou ortografia, o que pode ser um sinal de que a mensagem não é legítima.

Como se proteger do phishing?

  • Existem algumas medidas que você pode tomar para se proteger do phishing. Alguns desses incluem:
    • Não clique em links suspeitos: se receber uma mensagem suspeita, não clique em nenhum link. Em vez disso, vá diretamente ao site legítimo da empresa e faça login lá.
    • Verifique a URL: sempre verifique a URL do site antes de inserir suas informações de login ou outras informações pessoais. Certifique-se de que o site é legítimo e seguro.
    • Use autenticação de dois fatores: ative a autenticação de dois fatores em todas as contas que oferecem esse recurso. Isso adiciona uma camada adicional de segurança para proteger suas informações pessoais.
    • Use soluções de segurança cibernética: use soluções de segurança cibernética, como antivírus e firewall, para proteger seu dispositivo contra ataques de phishing.
    • Mantenha-se atualizado: mantenha-se atualizado sobre as últimas táticas e técnicas de phishing. Isso pode ajudá-lo a reconhecer um ataque de phishing antes que seja tarde demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.