Em ambientes corporativos que usam Active Directory, raramente existe a necessidade de renomear um controlador de domínio (DC). E quando essa necessidade surge, fazê-lo de maneira inadequada pode gerar problemas sérios de autenticação e replicação.
Este post resume o procedimento:
- Em um prompt de comando elevado, digite netdom computername <oldname> /add:<newname>. A saída deve indicar que o novo nome foi adicionado com sucesso como um nome alternativo para o DC.
- Para confirmar se o novo nome foi adicionado, digite netdom computername <oldname> /enumerate. Ambos os nomes devem ser listados na saída.
- Digite netdom computername <oldname> /makeprimary:<newname> para definir o novo FQDN como o nome principal do DC. O resultado deve indicar que isso foi bem-sucedido. Isso também indicará que uma reinicialização é necessária.
- Reinicialize o DC.
- Inicie um prompt de comando elevado e digite netdom computername <newname> /remove:<oldname> para remover o FQDN antigo da lista de nomes do DC.
- Confirme se o nome antigo foi removido digitando netdom computername <newname> /enumerate. O novo FQDN deve ser o único nome listado na saída. O DC agora foi renomeado.Saída do comando netdom computername newname /enumerate
Versões:
Microsoft Windows Server 2016, Microsoft Windows Server 2019, Microsoft Windows Server 2022, Microsoft Windows 2012 Server, Microsoft Windows 2012 Server R2
