Adobe Illustrator ganha opção de exportação para HTML5


A Adobe Systems anunciou nesta segunda-feira (13/9) o lançamento de um pacote adicional para o editor de design Illustrator CS5, que permitirá aos desenvolvedores exportar seus desenhos para plataforma Web – incluindo o mobile – utilizando o HTML5.

Com esses recursos, os designers poderão criar uma exibição visual e exportá-la para várias plataformas web, incluindo smartphones e tablets, bem como mídia impressa, disse David Macy, gerente de produtos sênior da Adobe.

O pacote possibilita a criação de projetos usando o CSS (Cascading Style Sheets) versão 3, assim como o HTML5 Canvas e o SVG (Scalable Vector Graphics), com formato de imagem XML.

O pacote Adobe HTML 5 mostra que a empresa, ao mesmo tempo que posiciona o seu formato Flash como uma forma de trazer riquezas de funcionalidade para a Web, também reconhece o potencial do HTML 5.A Apple, por exemplo, se recusou a apoiar o Flash em seu dispositivos eletrônicos, em favor do HTML5 (embora, recentemente, tenha se retratado levemente, permitindo a utilização de compiladores de plataforma cruzada para reconstruir arquivos Flash em código nativo dos seus gadgets).

Ao usar o CSS, os designers podem exportar uma página que criaram no Illustrator para uma página web. O CSS captura muitos recursos do Illustrator, para que os designers possam avançar ou retroceder entre uma versão Web criada por eles e a original. Esse recurso pode reduzir drasticamente o tempo necessário para projetar um produto para múltiplas plataformas, disse Macy.

Ao utilizar os elementos SVG e Canvas, os designers podem também adicionar dados e elementos interativos para suas imagens. Já com o SVG, os usuários podem fazer um zoom em uma imagem para visualizar mais detalhes.É possível também fazer com que cada pixel seja “reativo”, o que significa que um fluxo de trabalho pode ser acionado se o usuário clica sobre o pixel. Usando essa abordagem, é possível criar uma página da Web que permite ao usuário escolher a cor de fundo e cor do logotipo de uma camiseta, por exemplo.

Para implantar o pacote HTML5, os usuários devem ter a versão 15.0.1 do Adobe Illustrator CS.

Download do Trial: http://www.adobe.com/cfusion/tdrc/index.cfm?product=design_premium&loc=br

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/09/13/adobe-illustrator-ganha-opcao-de-exportacao-para-html5/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.