Design Thinking


Design thinking é uma abordagem de resolução de problemas que usa empatia, criatividade e experimentação para entender e atender às necessidades dos usuários. É um processo para projetar e desenvolver produtos, serviços e experiências que atendam às necessidades e desejos das pessoas. É uma abordagem centrada no ser humano que começa com a compreensão das pessoas para as quais você está projetando e suas necessidades, vontades e desejos. Em seguida, envolve iterar e testar diferentes ideias para encontrar soluções que melhor atendam a essas necessidades. O processo de design thinking normalmente inclui cinco estágios: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar. É amplamente utilizado em design de produtos, design de serviços e design de experiência do usuário. O design thinking é uma ferramenta poderosa para promover a criatividade, a inovação e a colaboração dentro das organizações.

O Design Thinking é permite as equipes entenderem os usuários/clientes, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras. Envolvendo cinco fases – Empatia, Definição, Idéia, Protótipo e Teste

Pensar como um designer pode transformar a maneira como você desenvolve produtos, serviços, processos e até estratégias.

Características a serem procuradas pelos Design Thinkers: empatia, pensamento integrativo, otimismo, experimentalismo e colaboração

Design Thinking Visao

O Design Thinking te permitirá entender problemas (Wicked), analisar a solução sob diferentes perpectivas e produzir soluções inovadoras e atraentes.

Fluxo Design Thinking

O design thinking também inspira novas formas de medir o sucesso:

    • Desejável – Os clientes e usuários querem a solução?
    • Viável – Podemos fornecer a solução certa por meio de uma combinação de empreendimentos/atividades de construção, compra, parceria ou aquisição?
    • Viável – A forma como construímos e oferecemos a solução está criando mais valor do que custo? Por exemplo, em uma empresa com fins lucrativos, somos lucrativos?
    • Sustentável – Estamos gerenciando proativamente nossa solução para levar em conta o ciclo de vida esperado do mercado do produto?

Fluxo Design Thinking

Mapa de empatia

Mapa de Empatia

 

Referências:

  • interaction-design.org/literature/topics/design-thinking
  • web.mit.edu/jrankin/www/engin_as_lib_art/Design_thinking.pdf
  • new-ideo-com.s3.amazonaws.com/assets/files/pdfs/IDEO_HBR_DT_08.pdf
  • scaledagileframework.com/design-thinking/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.