Dados e sua importância nas organizações


Dados e suas análises tem cada vez mais importancia nas organizações. As análises de dados já fazem parte da rotina de diversas organizações, bem como, seus colaboradores estão exercendo papel ativo de analistas de dados na hora de tomar decisões.

O BI ou Inteligência de negócios usa o poder dos dados em benefício das empresas, permitindo que as empresas utilizem seus dados de forma inteligente para criação de vantagens competividas.

Quadrante Mágico Gartner Group 2021 BI e Analytics é uma ótima referência das soluções com as melhores práticas. Na pesquisa 2021 do Gartner as soluções líderes são Power BI, Tableau e Qlink.

Gartner 2021 data analytics bi quadrante

 

A Análise de Dados está relacionada a diversos temas como BI, Data Driven, BI Self-Service, Data Mining , Análise Preditiva, Big Data, Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial e Data Science. Algumas definições dos termos mais comuns:

  • Data Driven
    O termo orientado a dados descreve um estado de negócios em que os dados são usados para fortalecer a tomada de decisões e outras atividades relacionadas de forma eficiente
  • BI – Business Intelligence

A inteligência de negócios compreende as estratégias e tecnologias usadas pelas empresas para a análise de dados de informações de negócios. As tecnologias de BI fornecem visões históricas, atuais e preditivas das operações de negócios

  • BI Self-Service

Business Intelligence (BI) de autoatendimento é uma abordagem para análise de dados que permite aos usuários de negócios acessar e explorar conjuntos de dados, mesmo que eles não tenham experiência em BI ou funções relacionadas, como mineração de dados e análise estatística.

  • Big Data

Conjuntos de dados extremamente grandes que podem ser analisados computacionalmente para revelar padrões, tendências e associações, especialmente em relação ao comportamento humano e interações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.