Pix no Protheus Totvs ERP


Os pagamentos instantâneos, conhecidos como PIX, são transferências de dinheiro eletrônicas que permitem a transmissão imediata da ordem de pagamento e a disponibilidade dos fundos para o destinatário em tempo real. Esse serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

As transferências são realizadas diretamente da conta do pagador para a conta do recebedor, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo os custos de transação.

Além disso, o PIX pode ser realizado online e alguns bancos também estão oferecendo a opção de comunicação do PIX através do modelo CNAB. O sistema está preparado para trabalhar com o modelo de QR CODE Dinâmico

Fuação de Cobrança
No cadastro de Situação de Cobrança, uma nova pergunta foi criada “Situação PIX” com o objetivo de identificar que títulos nessa situação de cobrança são da forma de pagamento PIX.

O sistema permite somente uma situação de cobrança com esta característica (Situação PIX = Sim).

Em uma nova instalação, esta situação tem o código K. Para instalações já existentes, a próxima disponível será criada com esta característica.

03. CONTAS A RECEBER

Com a solução PIX, o sistema passa a permitir que um título seja enviado para um Banco A através de borderô e também tenha um PIX gerado eventualmente em até outro banco.

Todo o conceito e tabelas existentes de borderô foi mantido e passamos a controlar o PIX em nova entidade.

Abaixo, cenários possíveis :

Cenário A : Título com PIX
Situação de Cobrança = K (nova situação criada com a opção Situação PIX = Sim)
Informação do título na entidade Monitor PIX
Cenário B : Título em Cobrança Simples
Situação de Cobrança = 1 (simples)
Não possui informação do título na entidade Monitor PIX
Cenário C : Título em Cobrança Simples e PIX
Situação de Cobrança = 1 (simples), prevalecendo a situação do borderô
Informação do título na entidade Monitor PIX
Para boletos, a chave forte que identifica um título no sistema bancário é o conteúdo do campo E1_IDCNAB.

Já para o PIX, também temos uma chave forte, que é chamada de ID TRANSACTION (TXID) nos manuais do PIX, e que no sistema fica armazenado na tabela do Monitor PIX (F71), no campo F71_IDTRAN.

Layout de Remessa CNAB Modelo 1
Esta rotina não precisou de ajustes, já que permite nativamente a configuração dos novos blocos dos layouts dos principais bancos.

Novas Funções

Estão disponíveis as seguintes novas funções para uso no Layout de Remessa CNAB Modelo 1

CNABDJUR()
Caso o título tenha juros, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo de juros no valor original (ex: 20210120). Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”
CNABDMULT()
Caso o título tenha multa, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo da multa no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”
CNABDDESC()
Caso o título tenha desconto, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o abatimento do desconto no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”

Complemento de Título
No complemento de título do cadastro de contas a receber, foi criada uma nova aba denominada PIX, onde teremos um novo campo (Gera PIX) que armazenará a informação se o título poderá ser recebido através da forma de pagamento PIX ou não.

Com a alteração deste campo (Gera PIX) para Sim, o processo PIX é iniciado, gerando a informação no Monitor PIX ou com o conteúdo igual a Não, é solicitado o cancelamento do respectivo PIX.

Este campo não é habilitado para títulos do tipo RA (Recebimento Antecipado), já que o processo de recebimento já ocorreu.

Para títulos de clientes que estejam configurados com o campo Gera PIX com 1 ou 2, no complemento de cliente, o campo Gera PIX do complemento de título já inicializa automaticamente com Sim, quando da geração destes títulos.

Retorno CNAB
Esta rotina passa a tratar os novos layouts de 750 posições dos títulos a receber PIX, através de nova opção ‘Modelo PIX’ na pergunta : Configuração CNAB, que antes possuía as opções ‘Modelo 1’ e ‘Modelo 2’ apenas.

Como o funcionamento do PIX permite agora que um título esteja em borderô e PIX simultaneamente, esta rotina passa a cancelar automaticamente um fluxo, quando o outro é finalizado.

Exemplo :

Fluxo 1 : Foi colocado o título no borderô e enviado para o Banco A
Fluxo 2 : Foi emitido o PIX para o Banco B do mesmo título
Então, se o borderô for pago no Banco A (Fluxo 1), no momento do processamento desta baixa, a rotina dispara automaticamente o processo de Solicitação de Cancelamento do PIX no Banco B (Fluxo 2).
Ou, se o PIX for pago no Banco B (Fluxo 2), no momento do processamento desta baixa, a rotina cria automaticamente a instrução de cancelamento do título no borderô do Banco A (Fluxo 1), para posterior envio ao banco através da rotina Instrução de Cobrança (FINA151).
Wizard PIX
O Wizard PIX (FINA893) é a rotina responsável pela validação das credenciais de conexão com TOTVS Pagamentos Instantâneos e ou banco do Brasil.

Configuração do agendamento de monitoramento, geração de QR Code e processamento do PIX.

Para mais informações sobre a rotina acesso o link: Wizard PIX

A partir da configuração desta rotina é possível realizar o envio e o recebimento dos dados de forma on-line através dos agendamentos FINA892 e FINA892A, para mais informações acesse – Job para envio e retorno de registros em situação de cobrança PIX.

Monitor PIX
Esta nova rotina é a responsável por todo o controle de títulos que podem ser recebidos pela forma de pagamento PIX.

Ela deve ser inserida no Menu Atualizações, Comunic. Bancária. O seu código é FINA890.

Todo o título gerado pelo financeiro ou pelo faturamento, que tenha o campo Gera PIX = Sim, automaticamente estará relacionado no Monitor PIX (F71).

Esta nova tabela que armazenará as informações dos títulos em PIX (tabela F71) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de títulos a receber (tabela SE1) do ambiente.

Legendas dos títulos na rotina Monitor PIX, as :

– CNAB Gerado

Após a geração do arquivo CNAB, o título passa para este status.

– Aguardando retorno bancário da emissão.

Este é o status para quando o envio do título foi feito mas o retorno de “entrada confirmada” ainda não ocorreu.

– QR Code Gerado

No processamento do retorno, com a confirmação de registro pelo banco, recebemos a informação do QR Code que representará o título no sistema PIX, permitindo disponibilizar a informação ao cliente.

– Cliente Notificado

Com a informação disponível do QR Code, através da geração do relatório (Imprimir PIX) com os respectivos QR Code, o título passa para este status.

– Recebimento Confirmado

Após novo processamento de retorno, agora com a confirmação do recebimento realizado pelo cliente, o título passa para este último status, indicando o recebimento e baixa do respectivo título.

– Aguardando Cancelamento (Integração)

Títulos que foram enviados ao banco de forma on-line e por algum motivo sofreram alterações de valor e data ou que sofreram baixa por exemplo, mas que o sistema ainda não recebeu a confirmação do cancelamento da cobrança.

– Cancelamento Solicitado

Sempre que se fizer necessário o cancelamento de um título do sistema PIX, este passará a ter este status, indicando que o mesmo deve ser enviado ao banco. Sempre que a rotina de geração for enviada, ela automaticamente irá verificar se existe alguma

– Cancelamento enviado ao banco (CNAB)

Solicitação a ser enviada e colocará esta solicitação no arquivo CNAB gerado.

– Cancelado

No processamento do retorno, com a confirmação do banco que o PIX foi cancelado, esta informação será disponibilizada através deste status.

– Pagamento Estornado

Status do título enviado e baixado que tiveram o pagamento estornado.

– Alteração Solicitada

Sempre que se fizer necessário a alteração de um título no sistema PIX, este passará a ter este status, indicando que o mesmo deve ser enviado ao banco para efetivar a alteração solicitada. Sempre que a rotina de geração for enviada, ela automaticamente irá verificar se existe algum título neste status.

– Registro Alterado

No processamento do retorno, com a confirmação do banco que o PIX foi alterado, esta informação será disponibilizada através deste status.

– Transacionado por CNAB

Em caso de configuração para transações on-line e os registros possuírem arquivo CNAB gerado é apresentado está mensagem, indicando que aquele registro foi transacionado com o banco via CNAB.

04. CONTAS A PAGAR

Complemento de Titulo
No complemento de título do cadastro de contas a pagar, numa nova aba criada PIX, teremos um novo campo que armazenará a informação correspondente ao QR Code daquele título recebido.

Este campo poderá receber então o conteúdo do QR Code pelo menos de duas formas :

Leitor de QR Code conectado ao computador
Através do aplicativo barcode_scan.exe disponibilizado pela TOTVS para este fim (clique aqui para mais informações e download), que deve estar na pasta do SmartClient do sistema. Este aplicativo será iniciado através da opção Outras Ações >> Ler Qr Code Pix. Com este aplicativo, pode-se navegar entre e-mails, PDFs, imagens, onde o QR Code que representa o PIX do título posicionado está disponível e realiza-se então a ‘digitalização’ da imagem. Com o sucesso da leitura, a informação para a Área de Transferência do computador. Deve-se então se posicionar no campo em questão e com o Colar do Windows (CTRL + V), a informação ficará vinculada ao título.
Com a informação disponibilizada no campo, quando o usuário sair do campo, o sistema interpretará o QR Code informado e mostrará algumas informações como Beneficiário, Valor, Moeda, Cidade, País e CEP daquele título, para que o usuário possa validar se não realizou a digitalização do QR Code errado.

O sistema também irá permitir que títulos de impostos como INSS por exemplo, possam receber a informação do QR Code. Porém, neste caso (títulos de impostos) na aba complemento de títulos, apenas os campos das abas CNAB e PIX ficaram habilitados para preenchimento.

Lembramos que somente QR Codes Dinâmicos são enviados para o CNAB de pagamento nativamente com o modelo disponibilizado pelo CNAB CLOUD. Como exemplo de diferença entre um QR Code Dinâmico e Estático, após ser decodificado, podemos citar que o Dinâmico tem uma URL e o Estático tem a chave Pix do recebedor :
Exemplo Fictício de um QR Code Dinâmico : 00020101021226740014br.gov.bcb.pix2552example.com/pix/8baaa2f3-9c41-40d1-a91a-bc93113bd4415204000053039865406123.455802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62190515RP12345678-20196304FA24

Exemplo Fictício de um QR Code Estático : 00020101021126440014br.gov.bcb.pix0122fulano2019@example.com5204000053039865802BR5913FULANO DE TAL6008BRASILIA6304DAE3

 

+informações: tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=569478747#Pagamentosinstant%C3%A2neosPIX-03.CONTASARECEBER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.