MVP – Produto Mínimo Viável


O MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável) é uma estratégia comum em empresas que consiste em lançar um produto com o mínimo de recursos necessários para validar sua viabilidade no mercado e coletar feedback dos usuários. É uma abordagem ágil e eficaz que pode ajudar as empresas a economizar tempo e recursos, enquanto desenvolvem produtos ou serviços que atendam às necessidades dos usuários.

O MVP é um conceito que se baseia na ideia de que é melhor lançar um produto com um conjunto mínimo de recursos para testar sua viabilidade no mercado antes de investir mais tempo e dinheiro no seu desenvolvimento. O objetivo do MVP é coletar feedback dos usuários o mais cedo possível e usá-lo para ajustar e melhorar o produto, garantindo que ele atenda às necessidades e expectativas do mercado.

O processo de desenvolvimento do MVP envolve identificar as funcionalidades essenciais que o produto deve ter para validar sua viabilidade no mercado. Isso significa que o produto deve ter apenas o mínimo de recursos necessários para resolver o problema do usuário e cumprir a promessa de valor.

Uma vez lançado, o MVP é testado com usuários reais para validar sua viabilidade e coletar feedback. Esse feedback é usado para ajustar e melhorar o produto, antes de lançá-lo oficialmente no mercado. Isso garante que o produto seja mais bem-sucedido, já que suas funcionalidades atendem às necessidades e expectativas dos usuários.

O MVP pode ser usado em diferentes tipos de produtos ou serviços, desde aplicativos móveis até produtos físicos. Ele é especialmente útil em startups, que geralmente têm recursos limitados e precisam validar sua ideia de negócio antes de investir mais tempo e dinheiro no desenvolvimento do produto.

Além de economizar tempo e recursos, o MVP também pode ajudar as empresas a minimizar o risco de fracasso. Ao testar a viabilidade do produto no mercado antes de investir mais recursos, as empresas podem evitar desperdício de recursos em um produto que não atende às necessidades do mercado.

Agilidade de negócios e o minimo produto viável:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.