Gestão à Vista no Módulo PCP do Microsiga Protheus ERP


A gestão eficaz do processo produtivo é fundamental para garantir a eficiência e a competitividade de uma empresa. Com a ferramenta de gestão à vista do módulo PCP do Protheus ERP, você pode acompanhar em tempo real os principais indicadores e métricas relacionados à produção, facilitando a tomada de decisões e o controle sobre o desempenho da sua operação. Vamos explorar as funcionalidades disponíveis:

Monitores Disponíveis:
Acompanhamento Lotes a Vencer (Estoque)

Apresenta um gráfico com o número de lotes ou a quantidade a vencer de um determinado produto em períodos futuros configurados.

Acompanhamento Lotes Vencidos (Estoque)

Exibe um gráfico com o número de lotes ou a quantidade vencida de um produto em períodos específicos.
Lotes a Vencer (Estoque)

Mostra o número de lotes e a quantidade a vencer de um produto em um período futuro configurado, utilizando semáforos para indicar níveis de atenção ou urgência.

Acompanhamento Horas Apontadas (PCP)

Acompanha a quantidade de horas apontadas em um recurso ao longo do tempo, conforme o tipo de período parametrizado.

Acompanhamento OPs Em Atraso (PCP)

Apresenta um gráfico com o saldo a produzir das ordens de produção em atraso de um produto, com base na data de entrega prevista para períodos configurados.

Acompanhamento Play/Stop PCP (PCP)

Permite acompanhar os números de apontamentos de produção e horas improdutivas em andamento ou finalizados utilizando o Play/Stop do PCP, com detalhes visíveis.

Acompanhamento Previsão Entrega OPs (PCP)

Exibe um gráfico com a quantidade original ou o saldo a produzir de um produto, baseado nas ordens de produção com data de entrega prevista para períodos futuros configurados.

Acompanhamento Produção Produto (PCP)

Acompanha as quantidades produzidas e perdidas de um produto ao longo do tempo, conforme o tipo de período parametrizado.

Horas Improdutivas X Capacidade (PCP)

Monitora o percentual de inatividade do recurso com base na relação entre os apontamentos improdutivos e a capacidade calculada para o período.

Horas Improdutivas X Produção (PCP)

Acompanha o percentual de horas improdutivas em relação às horas produtivas apontadas no recurso em um período estabelecido.

Produção X Capacidade (PCP)

Monitora o percentual de utilização do recurso com apontamentos de produção em relação à capacidade calculada para o período.

Situação de Ordens de Produção (PCP)

Acompanha a situação das ordens de produção existentes no sistema, desde as previstas até as encerradas parcial ou totalmente.

Situação do Recurso (PCP)

Monitora o uso do recurso na fábrica, exibindo sua capacidade produtiva, detalhes dos últimos apontamentos e total de horas produtivas e improdutivas.

Com a ferramenta de gestão à vista do módulo PCP do Microsiga Protheus ERP, você tem todas as informações necessárias para otimizar a sua produção e alcançar os melhores resultados. Aproveite ao máximo essas funcionalidades e leve sua empresa a um novo patamar de eficiência operacional!


A rotina foi desenvolvida no framework PO-UI e utiliza APIs REST para realizar a busca dos dados no Protheus. Dessa forma, é necessário que algumas configurações adicionais sejam feitas no ambiente Protheus.

Verifique as configurações necessárias na página Pré-requisitos / Configuração:

Esta rotina está disponível a partir da release 12.1.2310, com possibilidade de implantação na release 12.1.2210 a partir da atualização do pacote da expedição de contínua de julho/2023 em Pacotes de Atualização – PCP – P12, incluindo pacote de dicionário. Sem a aplicação deste pacote, a tentativa de executar a rotina PCPMONITOR resultará em erro indicando o dicionário de dados desatualizado.

Fazer inclusão no menu da rotina PCPMONITOR (função Protheus).
Local sugerido: menu Consultas, sub-menu Gestão à Vista, item Gestão à vista – Visões.

 

+ infos: https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=772810269

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.