O Bloco K é o bloco da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal) que substitui a forma de emissão do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque de manual para digital. Esta obrigatoriedade é válida para Indústrias ou empresas equiparadas a indústrias e atacadistas. Ele vem solicitar mais um leque de informações, que vão do saldo em estoque, perdas no processo produtivo, substituição de insumos até o produto acabado, abrangendo os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros. Diferente do Bloco H (Registro de Inventário), que a entrega ocorre uma vez ao ano ou a critério da UF, a entrega das informações do Bloco K é mensal.
Problemas comuns do Bloco K no Protheus ERP:
Com fazer para ao gerar o arquivo do SPED ou o relatório MATR241 – Relação Bloco K, não listar no K270 – Correção de apontamentos registros antigos de apontamento produção, que estão sendo listados com o campo Origem igual a 1?
Para inibir a apresentação de registros de apontamentos de produções antigos no K270, execute os seguintes passos
1. Na tabela SD3 – Movimentos Internos, para todos os registros com D3_EMISSAO – Data de emissão anterior ao primeiro período de obrigatoriedade de entrega do Bloco K ou anterior ao primeiro período para o qual se iniciam os testes de geração do arquivo, preencha o campo D3_PERBLK – Período Bloco K com asteriscos, mesmo que já esteja preenchido;
2. Faça um backup das tabelas T4G – Bloco K Registro K270 e T4H – Bloco K Registro K275;
3. Remova os registros das tabelas T4G e T4H;
4. Gere novamente o SPED ou o relatório MATR241.
Dúvidas comuns do Bloco K no Protheus ERP:
Ao gerar o Bloco K qual a regra para gerar o Registro K270 – Correção de apontamentos?
O Registro K270 tem o objetivo de escriturar correções de outros registros de períodos anteriores ao período de apuração.
A geração desse registro é feita com base no campo D3_PERBLK – Período Bloco K, através do qual é realizada a marcação do registro, indicando se o mesmo foi escriturado no Bloco K e em qual período essa escrituração ocorreu, portanto são levados para o Registro K270 todos os registros dos períodos anteriores ao período de apuração, e que contenham o campo D3_PERBLK em branco.
Exemplo
Supondo que em um determinado mês, para o nosso exemplo, mês 09/2021, são realizados dois apontamentos de uma OP – Ordem de Produção, na inclusão do apontamento o campo D3_PERBLK tem o seu conteúdo em branco.
Ao executar a rotina SPEDFISCAL ou MATR241 – Relação Bloco K para o mês do apontamento, para este exemplo 09/2021 o registro é listado no Bloco K230 – Itens Produzidos e no bloco K235 – Insumos Consumidos e o campo D3_PERBLK é preenchido com o mês e ano de processamento.
Se após a execução do SPEDFISCAL ou do MATR241 ocorrer o estorno de um dos apontamentos, na tabela SD3 – Movimentos Internos é realizado o registro correspondente ao estorno e o campo D3_PERBLK tem seu conteúdo em branco.
Ao executar o SPEDFISCAL para o mês seguinte, no caso 10/2021, é identificado através do campo D3_PERBLK a necessidade de ajuste do apontamento referente ao estorno registrado para o mês 09/2021, sendo assim o mesmo é listado no K270 e o campo D3_PERBLK é preenchido com o mês de processamento, no caso 10/2021.
Importante: Como o controle é realizado pelas rotinas SPEDFISCAL – SPED Fiscal e MATR241 – Relação Bloco K, que preenchem o campo D3_PERBLK, uma vez o arquivo entregue ao Fisco o período não deve mais ser processado pelo SPEDFISCAL ou MATR241, pois o campo D3_PERBLK será atualizado novamente podendo comprometer entregas de dados em período futuro.