Protheus – Totvs ERP | Rejeição 1111 – Grupo de Devolução do IBS da UF informado indevidamente: causas, correção e patch oficial


A implantação da Reforma Tributária trouxe novas validações para a emissão da NF-e, exigindo adequações nos ERPs e nos documentos fiscais eletrônicos. Entre as novas validações está a Rejeição 1111 – Grupo de Devolução do IBS da UF informado indevidamente, que pode impedir a autorização da nota fiscal caso o XML seja gerado com informações incompatíveis com as regras da SEFAZ.

Neste artigo, explicamos o motivo dessa rejeição, como corrigi-la no TOTVS Protheus e onde obter o patch oficial disponibilizado pela TOTVS.

O que é a Rejeição 1111?

A Rejeição 1111 ocorre quando o grupo referente à Devolução do IBS da UF é enviado no XML da NF-e em uma operação que não permite essa informação.

Na prática, o documento fiscal é gerado contendo o grupo de devolução do IBS Estadual (gDevTrib/IBSUF) de forma indevida. Durante a validação do XML, a SEFAZ identifica a inconsistência e rejeita a autorização da nota.

Essa validação faz parte das novas regras implementadas pela Nota Técnica 2025.002, relacionada à Reforma Tributária (IBS, CBS e Imposto Seletivo).

Principais causas

As situações mais comuns que provocam essa rejeição são:

  • geração indevida do grupo de devolução do IBS no XML;
  • parametrização incorreta das regras fiscais;
  • configurações inconsistentes no Configurador de Tributos;
  • CST ou classificação tributária incompatíveis com a operação;
  • ambiente Protheus ou TSS desatualizado;
  • ausência dos patches mais recentes da Reforma Tributária.

Como corrigir no Protheus

Antes de qualquer intervenção, recomenda-se revisar toda a parametrização fiscal da operação.

Os principais pontos que devem ser verificados são:

  • Configurador de Tributos;
  • Regras fiscais da operação;
  • CST utilizado;
  • Classificação Tributária (cClassTrib);
  • Configuração da operação de devolução;
  • Atualização do Protheus;
  • Atualização do TSS;
  • Schemas da NF-e.

Após a correção da configuração, gere novamente o XML e valide se o grupo referente à devolução do IBS somente está sendo enviado quando realmente permitido pelas regras fiscais.

Patch oficial disponibilizado pela TOTVS

Para corrigir esse comportamento, a TOTVS disponibilizou um patch corretivo que elimina a geração indevida do grupo de devolução do IBS responsável pela Rejeição 1111.

A recomendação é aplicar o patch correspondente à versão do seu ambiente e, posteriormente:

  • recompilar os objetos atualizados;
  • reiniciar os serviços, quando necessário;
  • gerar novamente a NF-e;
  • retransmitir o documento para autorização.

Download dos patches

A TOTVS disponibilizou patches específicos para cada Release do Protheus.

Release Download
Protheus 12.1.2310 https://r.totvs.io/p/1259688
Protheus 12.1.2410 https://r.totvs.io/p/1259689
Protheus 12.1.2510 https://r.totvs.io/p/1259690

Importante: antes da aplicação do patch, realize backup completo do ambiente e execute a atualização primeiramente em homologação. Certifique-se também de que seu ambiente atende aos pré-requisitos informados pela TOTVS.

Boas práticas para evitar novas rejeições

Com a Reforma Tributária em constante evolução, novas regras continuam sendo implementadas pela SEFAZ. Para reduzir riscos na emissão de documentos fiscais, recomenda-se:

  • manter o Protheus sempre atualizado;
  • aplicar os patches oficiais disponibilizados pela TOTVS;
  • manter o TSS na versão mais recente;
  • atualizar os Schemas da NF-e;
  • revisar periodicamente o Configurador de Tributos;
  • validar todas as alterações em ambiente de homologação antes da produção;
  • acompanhar as novas versões da Nota Técnica 2025.002.

A Rejeição 1111 é consequência das novas validações introduzidas pela Reforma Tributária e pode impedir a autorização da NF-e caso o grupo de devolução do IBS seja informado de maneira incorreta.

Além da revisão das regras fiscais, é fundamental manter o ambiente TOTVS Protheus atualizado com os patches oficiais, garantindo conformidade com as exigências da SEFAZ e evitando interrupções na emissão de documentos fiscais.

Se sua empresa está em processo de adequação à Reforma Tributária no Protheus, mantenha um plano contínuo de atualização do ERP, do TSS e das parametrizações fiscais para acompanhar as constantes mudanças regulatórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.