Metadados


Para Dziekaniak & Kirinus (2004), pode-se dizer que metadados são “dados sobre dados”, neste contexto, metadados referem-se à estrutura descritiva da informação sobre outro dado, o qual é usado para ajudar na identificação, descrição, localização e gerenciamento de recursos da web. Entretanto, eles podem ser aplicados em qualquer meio.

De acordo com Iannella e Waugh (1997) apud Dziekaniak & Kirinus (2004), no contexto da web, três aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de metadados:

– Descrição de recursos: informação expressa através de metadados, determinado
pelo objetivo e tipo do recurso.
– Produção de metadados: sumário da descrição dos dados, que pode tornar-se um
processo extremamente caro e cansativo quando realizado manualmente. Atendência é realizar automaticamente esse processo, incentivados pelo uso das tecnologias XML e RDF.
– Uso de metadados: Envolve o uso e acesso de metadados, é especialmente relevante para a localização de recursos na web. Neste contexto, metadados devem incluir informações sobre os recursos, tais como a identificação, descrição, estrutura.

Outras questões de relevância relacionadas à metadados podem ser apontadas, ainda conforme Iannella e Waugh (1997) apud Dziekaniak & Kirinus (2004):

– Devido ao grande número de padrões de metadados existentes, é possível
descrever um recurso a partir de mais de um conjunto de descritores;
– Deve existir um conjunto de padrões de metadados específicos de forma a acomodar os diferentes tipos de recursos.
– A internacionalização de padrões deve ser considerada. A maioria dos padrões é baseada em descritores em inglês;
– Metadados devem ser gerados no momento em que o recurso é criado e disponibilizado na web, evoluindo à medida que o recurso é modificado. No entanto, alguns tipos de metadados específicos, tais como críticas sobre um filme ou um artigo, podem ser gerados à parte;
– Metadados são dados. Assim, apresentam também características de armazenamento e acesso, bem como dificuldades de interpretação de seu conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.