Pix – novo meio de pagar, transferir e receber


O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central e é o novo meio de pagar, transferir e receber e que a partir de 16 novembro, mudará a forma como pessoas e empresas realizam suas transações.

Com o Pix, você poderá receber e transferir sem ter que digitar todos os dados da conta. É só informar a chave Pix e pronto!

De forma rápida e segura, o Pix permitirá que transferências e pagamentos sejam realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências tradicionais via DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e apenas em determinados horários, com o Pix as transações poderão ser realizadas a qualquer momento e a qualquer hora, de forma ágil e simples

E o que é a chave Pix?

É um código de identificação para você transferir, pagar e receber pelo Pix, de forma mais fácil e prática. São quatro tipos de chave disponíveis:

Número do celular, Número do CPF, Endereço de e-mail e Chave aleatória

O que é a chave aleatória?

É uma sequência de 20 dígitos gerada pelo Banco Central. É ideal para você não divulgar seus dados na hora de fazer as transações.

Até 5 chaves Pix poderão ser cadastradas
Exemplo: 2 telefones celulares, 2 e-mails e 1 CPF. A chave pix funcionará apenas em 1 instituição financeira x conta, ou seja, se você tem uma conta no Itaú não será possível usar a mesma chave Pix em outra conta no Itaú ou em outra instituição.

E se a chave Pix estiver cadastrada em outra conta?
Se você tiver a chave Pix cadastrada em outra conta sua ou de outra instituição, será possível solicitar um pedido de portabilidade, exceto para chaves aleatórias.

Preciso de uma chave Pix para transferir, pagar e receber pelo Pix?
Também será possível transferir, pagar e receber pelo Pix informando os dados bancários que você já está acostumado a utilizar. Se você quiser cobrar alguém usando QR Code, será necessário ter uma chave Pix cadastrada.

Diferença entre Pix e DOC/TED
Transferir e receber de graça, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados é uma das grandes diferenças entre Pix e DOC/TED, conheça outras:

Pix Saque:

  • O que é Pix Saque? Permite o saque em dinheiro em espécie nos estabelecimentos comerciais que aderirem ao serviço.
  • Como funciona Pix Saque? Você informa o valor saque desejado e faz a autenticação e, após, recebe o valor do saque informado.

Pix Troco

  • O que é Pix Troco? Permite o saque em dinheiro em espécie associado a uma compra ou prestação de serviços em estabelecimentos comerciais. Neste caso, o Pix feito para o estabelecimento é a soma do valor da compra mais o saque.
  • Como funciona Pix Troco? Você informa o valor do saque (troco) desejado e que será adicionado ao valor total da compra. Você faz a autenticação e, após, recebe o valor do saque informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.