Scrum é um dos frameworks ágeis mais conhecidos do mundo e foi criado em 1990 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Scrum é um framework que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos, empregando uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos (Schwaber & Sutherland, 2020).
O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos e é fundamentado nas teorias empíricas. O Empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. Três pilares apoiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.
O framework Scrum consiste em times Scrum associados a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum.
Papéis:
- Product Owner
- Scrum Master
- Time de Desenvolvimento
Times de 3 a 9 pessoas, multidisciplinares, auto-organizados e autogerenciáveis
Artefatos:
- Backlog do Produto (Product BackLog)
- Backlog da Sprint (Sprint BackLog)
- Incremento (Increment)
O Scrum possui quatro Eventos formais para inspeção e adaptação:
- Planejamento da Sprint (Sprint Planning)
- Reunião diária (Daily Scrum)
- Revisão da Sprint (Sprint Review)
- Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)
O que é Sprint?
Sprint é o coração do Scrum, possui o time-boxed de até um mês, durante o qual um “Pronto”, incremento de produto potencialmente liberável é criado. As Sprints são compostas por uma reunião de planejamento da Sprint, reuniões diárias, o trabalho de desenvolvimento, uma revisão da Sprint e a retrospectiva da Sprint.
Sprints tem durações consistentes ao longo de todo o esforço de desenvolvimento, durante a Sprint:
- Não são feitas mudanças que possam pôr em perigo o objetivo da Sprint;
- As metas de qualidade não diminuem; e,
- O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.
Planejamento da Sprint (Sprint Planning)
O trabalho a ser realizado na Sprint é planejado durante o planejamento da Sprint. Este planejamento é criado com o trabalho colaborativo de todo o Time Scrum.
O Planejamento da Sprint é um time-boxed com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração.
O planejamento da Sprint responde as seguintes questões:
- (What) O que pode ser entregue no incremento na próxima Sprint?
- (How) Como o incremento pode ser entregue na próxima Sprint?
A meta da Sprint é o objetivo definido pelo Time para a Sprint e deve ser definido na Sprint Planning.
Reunião Diária (Daily Scrum)
A Reunião Diária do Scrum é um evento time-boxed de 15 minutos para o Time de Desenvolvimento. A Reunião Diária é realizada em todos os dias da Sprint. Nela o Time de Desenvolvimento planeja o trabalho para as próximas 24 horas. Isso otimiza a colaboração e a performance do time através da inspeção do trabalho desde a última Reunião Diária, e da previsão do próximo trabalho da Sprint. A Reunião Diária é mantida no horário e local todo dia para reduzir a complexidade.
- O que eu fiz ontem que ajudou o Time a atingir a meta da Sprint?
- O que eu farei hoje para ajudar o Time a atingir a meta da Sprint?
- Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time no atingimento da meta da Sprint?
Revisão da Sprint (Sprint Review)
A Revisão da Sprint é realizada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário. Durante a Revisão da Sprint o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint. Esta é uma reunião informal, não uma reunião de status, e a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter feedback e promover a colaboração, e os participantes colaboram nas próximas coisas que podem ser feitas para otimizar valor.
Esta é uma reunião de no máximo 4 horas de duração para uma Sprint de um mês.
Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)
A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.
A Retrospectiva da Sprint ocorre depois da Revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima Sprint. Esta é uma reunião de no máximo 3 horas para uma Sprint de um mês. Para Sprint menores, este evento é usualmente menor. O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam seu propósito.
Definição de pronto (Definition of Done – DoD)
O Time de Desenvolvimento do Time Scrum deve definir um critério de “pronto” apropriada para o produto, a “Definição de Pronto” é usado para assegurar um comum entendimento de quais são os critérios que definem que o incremento está pronto/completo. O propósito de cada Sprint é entregar incrementos de funcionalidades potencialmente liberáveis que aderem à definição atual de “Pronto” do Time Scrum.
Leia também:
Fonte: scrumguides.org
Pingback: Cultura de Engenharia da Spotify - Escalando Ágil | 2F Consultoria em Inovação e Tecnologia