Scrum Framework 1


Scrum é um dos frameworks ágeis mais conhecidos do mundo e foi criado em 1990 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Scrum é um framework que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos, empregando uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos (Schwaber & Sutherland, 2020).

O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos e é fundamentado nas teorias empíricas. O Empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. Três pilares apoiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e adaptação.

O framework Scrum consiste em times Scrum associados a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum.

 

Papéis:

  • Product Owner
  • Scrum Master
  • Time de Desenvolvimento

Times de 3 a 9 pessoas, multidisciplinares, auto-organizados e autogerenciáveis

Artefatos:

  • Backlog do Produto (Product BackLog)
  • Backlog da Sprint (Sprint BackLog)
  • Incremento (Increment)

 

O Scrum possui quatro Eventos formais para inspeção e adaptação:

  • Planejamento da Sprint (Sprint Planning)
  • Reunião diária (Daily Scrum)
  • Revisão da Sprint (Sprint Review)
  • Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)

 

Scrum Overview

 

O que é Sprint?

Sprint é o coração do Scrum, possui o  time-boxed de até um mês, durante o qual um “Pronto”, incremento de produto potencialmente liberável é criado. As Sprints são compostas por uma reunião de planejamento da Sprint, reuniões diárias, o trabalho de desenvolvimento, uma revisão da Sprint e a retrospectiva da Sprint.

Sprints tem durações consistentes ao longo de todo o esforço de desenvolvimento, durante a Sprint:

  • Não são feitas mudanças que possam pôr em perigo o objetivo da Sprint;
  • As metas de qualidade não diminuem; e,
  • O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de Desenvolvimento quanto mais for aprendido.

 

Planejamento da Sprint (Sprint Planning)

O trabalho a ser realizado na Sprint é planejado durante o planejamento da Sprint. Este planejamento é criado com o trabalho colaborativo de todo o Time Scrum.

O Planejamento da Sprint é um time-boxed com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração.

O planejamento da Sprint responde as seguintes questões:

  • (What) O que pode ser entregue no incremento na próxima Sprint?
  • (How) Como o incremento pode ser entregue na próxima Sprint?

 

A meta da Sprint é o objetivo definido pelo Time para a Sprint e deve  ser definido na Sprint Planning.

 

Reunião Diária (Daily Scrum)

A Reunião Diária do Scrum é um evento time-boxed de 15 minutos para o Time de Desenvolvimento. A Reunião Diária é realizada em todos os dias da Sprint. Nela o Time de Desenvolvimento planeja o trabalho para as próximas 24 horas. Isso otimiza a colaboração e a performance do time através da inspeção do trabalho desde a última Reunião Diária, e da previsão do próximo trabalho da Sprint. A Reunião Diária é mantida no horário e local todo dia para reduzir a complexidade.

  • O que eu fiz ontem que ajudou o Time a atingir a meta da Sprint?
  • O que eu farei hoje para ajudar o Time  a atingir a meta da Sprint?
  • Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time no atingimento da meta da Sprint?

 

Revisão da Sprint (Sprint Review)

A Revisão da Sprint é realizada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário. Durante a Revisão da Sprint o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint. Esta é uma reunião informal, não uma reunião de status, e a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter feedback e promover a colaboração, e os participantes colaboram nas próximas coisas que podem ser feitas para otimizar valor.

Esta é uma reunião de no máximo 4 horas de duração para uma Sprint de um mês.

 

Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)

A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

A Retrospectiva da Sprint ocorre depois da Revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima Sprint. Esta é uma reunião de no máximo 3 horas para uma Sprint de um mês. Para Sprint menores, este evento é usualmente menor. O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam seu propósito.

 

Definição de pronto (Definition of Done – DoD)

O Time de Desenvolvimento do Time Scrum deve definir um critério de “pronto” apropriada para o produto, a “Definição de Pronto” é usado para assegurar um comum entendimento de quais são os critérios que definem que o incremento está pronto/completo. O propósito de cada Sprint é entregar incrementos de funcionalidades potencialmente liberáveis que aderem à definição atual de “Pronto” do Time Scrum.

 

 

 

Leia também:

O que é Agile?

 

Nexus Framework – Escalando o Scrum

 

SAFe (Scaled Agile Framework)

 

 

Fonte: scrumguides.org


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Scrum Framework