No desenvolvimento de software e gerenciamento de produtos, em especial com métodos ágeis como o Scrum, uma história de usuário é uma descrição informal e em linguagem natural dos recursos de um sistema de software. Eles são escritos a partir da perspectiva de um usuário final ou usuário de um sistema e podem ser registrados em cartões de índice, post-its ou digitalmente em software de gerenciamento de projetos.
3Ws da história do usuário
User Story é um formato textual para a descrição concisa de um requisito, que busca responder a 3 perguntas específicas da sigla conhecida como 3Ws: Quem? O que? e Porque?
Para quem é isso?
Qual é a ação ou atividade que a pessoa realiza com ela?
Por que a pessoa usará (benefício ou motivo)?
I.N.V.E.S.T
Sigla para os critérios que cada história de usuário deve atender, onde cada letra representa uma das seis características importantes de uma User Story: independente, negociável, valioso, estimável, pequeno e testável.
Independente: Uma história não depende de outra.
Negociável: Uma história captura a essência do que é desejado. Não é um contrato fixo. Conversas e negociações são bem-vindas.
Valioso: Uma história descreve claramente o valor do cliente ou do usuário.
Estimável: uma história fornece informações suficientes para que a equipe de desenvolvimento a estime.
Pequena: Uma história deve ser relativamente pequena em tamanho para ser concluída no menor tempo possível e caber em uma iteração (Sprint), considerando o contexto da equipe.
Testável: uma história deve ser clara o suficiente para que os testes possam ser definidos para ela.
Modelo 3Cs
Cartão / Card: A descrição da história do usuário deve caber em um cartão de índice, contendo o suficiente para identificar a história do usuário. O formato mais comum é:
Como «função/perfil»
Quero «ação/atividade»
Para que «benefício/razão»
Exemplo:
“Como cliente, quero buscar um livro pelo autor para poder compra-lo.”