Agile é um termo usado para descrever abordagens que enfatizando a entrega incremental, a colaboração da equipe, o planejamento e o aprendizado contínuo, teve origem em 2001 quando 17 profissionais de TI formularam um manifesto com 4 valores e 12 principios para melhorar a criação de software. O Agile não é um processo mas sim uma filosofia ou mentalidade, ele se baseia no desenvolvimento iterativo e em ajudar a equipe a planejar e reagir melhor às mudanças inevitáveis que ocorrem em problemas/projetos complexos.
O manifesto estabeleceu 4 valores orientadores para guiarem a filosofia ágil:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
- Responder a mudanças mais que seguir um plano
Mesmo havendo valor nos itens à direita, são valorizados mais os itens à esquerda
12 Princípios do Agile
-
- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega antecipada e contínua de software de máximo valor.
- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis devem se adequar às mudanças, para que o cliente possa obter vantagens competitivas.
- Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência para períodos mais curtos (2 a 4 semanas).
- Pessoas relacionadas ao negócio e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e, de preferência, diariamente, durante todo o curso do projeto
- Construir projetos ao redor de pessoas motivadas, dando a elas o ambiente e suporte necessários, e confiar que realizarão o trabalho.
- O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
- Software funcional é a medida primária de progresso.
- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente passos constantes.
- Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
- Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
- Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então os membros se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Leia também:
Fonte: agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html
Pingback: Cultura de Engenharia da Spotify - Escalando Ágil | 2F Consultoria em Inovação e Tecnologia