SAFe (Scaled Agile Framework) 5.1


SAFe (Scaled Agile Framework) é um conjunto de boas práticas, principios e diretrizes integrados para ajudar as equipes a implementar o Agile de forma escalável e eficaz, possibilitando as empresas alcançar a Business Agility ao implementar Lean, Agile e DevOps em escala. Ele foi desenvolvido pela Scale Agile Inc. e é amplamente utilizado em empresas de todos os tamanhos e setores. O SAFe é projetado para ajudar as equipes a gerenciar projetos complexos e iniciativas empresariais, incluindo projetos de software, engenharia, construção e produção.

 

O SAFe é baseado em quatro pilares: estrutura, governança, implementação e operação. Ele fornece uma estrutura para organizar e gerenciar projetos Agile, bem como diretrizes para implementar e operar esses projetos de forma escalável. Ele também inclui recomendações para governança e gerenciamento de riscos. O SAFe se divide em três níveis: programa, portfólio e equipe.

Os quatro valores essenciais de alinhamento, qualidade integrada, transparência e execução do programa representam as crenças fundamentais que são essenciais para a eficácia do SAFe. Esses princípios orientadores ajudam a ditar o comportamento e a ação de todos os que participam de um portfólio SAFe.

Uma das principais vantagens do SAFe é que ele permite que as equipes implementem o Agile de forma consistente e eficaz, sem sacrificar a escalabilidade. Ele também fornece uma estrutura para ajudar as equipes a gerenciar riscos e garantir que os projetos sejam bem-sucedidos. Além disso, ele oferece uma abordagem holística para gerenciamento de projetos, permitindo a colaboração entre diferentes áreas da empresa.

Possui 4 configurações que  fornecem a solução certa para cada tipo de organização.

  • Configuração completa
  • Configuração de solução grande
  • Configuração de portfólio
  • Configuração essencial

 

Visão completa do Safe 5.0

 

As sete competências fundamentais de Business Agility são Enterprise Solution Delivery, Agile Product Delivery, Team And Technical Agility, Lean-Agile Leadership, Lean Portfolio Management, Organizational Agility e Continuous Learning Culture

 

 

 

Níveis do SAFe

Glossário sobre o Framework Safe

SAFe 6.0

Fonte: scaledagile.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.