Framework VRIO (VRIN)


O que é o Framework VRIO?

O Framework VRIO é uma ferramenta de análise interna, usada por organizações para categorizar seus recursos, essa categorização permite então que as organizações identifiquem os recursos da empresa que geram vantagens competitivas. São quatro dimensões que compõem o framework, que criam a sigla VRIO:

  • Valioso
  • Raro
  • Inimitável
  • Organizado

Jay B Barney concebeu a análise VRIO em 1991, a estrutura é simples de entender, fácil de usar e pode fornecer um enorme valor para organizações que desejam ficar à frente dos concorrentes. Isso tornou a ferramenta uma escolha óbvia para muitas empresas que buscam analisar seu ambiente interno.

 

A premissa de identificar o recurso de uma empresa como uma vantagem competitiva é se ele passa pelas dimensões da estrutura. As empresas podem alcançar e sustentar a vantagem competivida se possuírem recursos estratégicos, que são tipicamente escassos, valiosos e inimitáveis (Barney, 1991).

 

Dimensões do VRIO:

 

Valioso

Quando um recurso é valioso, está fornecendo à organização algum tipo de benefício. No entanto, um recurso valioso e que não se encaixa em nenhuma das outras dimensões da estrutura não é uma vantagem competitiva. Uma organização só pode alcançar a paridade competitiva com um recurso que é valioso e nem raro nem difícil de imitar.

 

Raro

Um recurso que é incomum e não possuído pela maioria das organizações é raro. Quando um recurso é valioso e raro, você tem um recurso que lhe dá uma vantagem competitiva.

 

A vantagem competitiva obtida a partir de um recurso que é valioso e raro geralmente dura pouco. Os concorrentes perceberão rapidamente e poderão imitar o recurso sem muita dificuldade. Portanto, é apenas uma vantagem competitiva temporária.

 

Difícil de imitar

Os recursos são difíceis de imitar se forem extremamente caros para outra organização adquiri-los. Um recurso também pode ser difícil para uma organização imitar se estiver protegido por meios legais, como patentes ou marcas registradas.

 

Os recursos são considerados uma vantagem competitiva se forem valiosos, raros e difíceis de imitar. No entanto, as organizações que não estão organizadas para aproveitar totalmente o recurso podem significar que o recurso é uma vantagem competitiva não utilizada.

 

Organizado para Capturar Valor

O recurso de uma organização é organizado para capturar valor somente se for apoiado pelos processos, estrutura e cultura da empresa. Um recurso valioso, raro, difícil de imitar e organizado para capturar valor é uma vantagem competitiva de longo prazo.

 

Um recurso não pode conferir nenhuma vantagem para uma empresa se não estiver organizado para capturar o valor. Somente uma empresa capaz de explorar recursos valiosos, raros e imitáveis ​​pode alcançar uma vantagem competitiva sustentada.

 

Como usar o VRIO

Para usar a ferramenta, você precisará primeiro definir seus recursos. Os recursos podem ser de natureza tangível ou intangível e geralmente se enquadram em uma das seguintes categorias:

 

Recursos financeiros, como dinheiro, ações, títulos e debêntures. Recursos humanos, como as habilidades de seu pessoal e o conhecimento de seu pessoal. Recursos materiais, como matérias-primas, instalações, máquinas e equipamentos. Recursos não materiais, como patentes, nomes de marcas e propriedade intelectual.

 

Depois de definir todos os seus recursos, passe cada recurso pela ferramenta VRIO e categorize cada um com base nas características que ele possui. Categorize os recursos em um dos seguintes grupos: paridade competitiva, vantagem competitiva temporária, vantagem competitiva não utilizada ou vantagem competitiva de longo prazo. A estrutura abaixo deve ajudá-lo a visualizar o processo.

 

Depois de categorizar seus recursos nas quatro categorias, você deve ter uma boa compreensão de onde estão suas vantagens competitivas e se elas serão vantagens de curto ou longo prazo.

 

Analisando seus recursos

Com seus recursos categorizados por meio da estrutura VRIO, agora você pode começar a analisar cada um deles.

 

Exemplo VRIO:

VRIN VRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.